Foto: Teatro Viriato / Carlos Fernandes

O coreógrafo e programador António M Cabrita é o novo diretor de programação do Teatro Viriato, em Viseu, sucedendo a Henrique Amoedo, que deixou a direção em junho passado.

O nome de António M  Cabrita foi confirmado pela direção do Centro de Artes do Espetáculo de Viseu, que administra o espaço, destacando o percurso artístico do novo diretor, como “intérprete de dança, coreógrafo, investigador artístico na área da dança, com um currículo vasto e amplamente premiado, e profundo conhecedor do Teatro Viriato e da sua missão”.

A escolha do novo diretor “surge após um processo de seleção criterioso” que valorizou diversos parâmetros, entre os quais, experiência profissional e artística, conhecimento do território, capacidade de gestão e espírito crítico, e que António M Cabrita “apresenta o perfil e percurso indicado para projetar o Teatro Viriato no futuro da inovação tecnológica, da sustentabilidade ambiental e económica, respondendo assim aos desafios emergentes, sem nunca esquecer o seu passado histórico”, pode ler-se na nota de imprensa do teatro Viriato.

António M Cabrita, nasceu em 1982 no concelho do Barreiro, distrito de Setúbal, mas há vários anos que reside em Viseu, preparando-se para assumir as suas novas funções no dia 01 de outubro.

Iniciou os estudos em dança na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, em 1994. Após terminar o curso, no ano 2000, rumou a Nova Iorque onde lhe foi atribuída uma bolsa para estudar no Joffrey Ballet School.

De regresso a Portugal, frequentou o primeiro ano do curso de Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, tendo optado por, paralelamente, fazer o curso de formação profissional em Criatividade Publicitária na Restart (2004), em Lisboa.

Entre 2004 e 2008, concluiu a licenciatura na Escola Superior de Dança. Neste momento, encontra-se a finalizar o Mestrado em Criação Coreográfica e Práticas Profissionais, no mesmo instituto.

Em 2017, foi, com São Castro, convidado por Paulo Ribeiro a assumir a Direção Artística da Companhia Paulo Ribeiro, no Teatro Viriato em Viseu, cargo que ocupou durante cinco anos.

Neto do fotógrafo e cineasta Augusto Cabrita, fundou, em março de 2019, com São Castro, a Play False – associação cultural.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm