Investigadores do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), da Universidade do Porto e da SURFORMA, empresa do grupo SONAE, desenvolveram um painel laminado, para estruturas e superfícies decorativas, que foi patenteado nos Estados Unidos.
Trata-se de um laminado um laminado compacto reciclado, que não existe no mercado global dos laminados, com a particularidade de ser “ecológico e sustentável, do ponto de vista ambiental e económico”, informou o IPV em comunicado.
Esta patente nos Estados Unidos junta-se às que foram já registadas no Canadá, na África do Sul e em Portugal.
Os laminados compactos são materiais caracterizados pelo seu alto desempenho e utilizados nos setores da construção e mobiliário, sejam fachadas de edifícios, móveis, bancadas, divisórias, paredes, pavimentos e tetos, entre outras aplicações.
A particularidade deste novo produto é que “possui uma superfície idêntica a um laminado compacto comum, mas incorpora no seu interior um aglomerado de borracha obtida a partir da reciclagem de pneus” que o torna “mais leve e mais barato” mantendo o “desempenho físico e mecânico”, além de ser 95% reciclável.
O projeto foi coordenado cientificamente pelos investigadores do IPV, Jorge Martins e Luisa Carvalho, envolvendo ainda Cláudia Costa e Ana Vinhas da Surforma e Fernão Magalhães, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, que são todos titulares desta patente.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.