O Município de Castro Daire deu mais um passo rumo ao objetivo de ser classificado como ‘Destino de Turismo Sustentável’, depois de receber a visita de um auditor da Green Destinations.
Aquele organismo tem por missão a avaliação das práticas de sustentabilidade, tendo recebido por parte do município castrense a determinação em cumprir os critérios exigidos pela certificação, ao nível de compromissos com a preservação ambiental, o desenvolvimento local e o bem-estar das comunidades.
A certificação de Turismo Sustentável, “concedida a destinos que promovem a responsabilidade ambiental, social e económica no setor turístico”, é um “reconhecimento importante para Castro Daire”, assume o executivo liderado por Paulo Almeida.
O processo envolve a avaliação de diversas práticas, entra as quais a gestão de resíduos, o uso responsável dos recursos naturais, o incentivo à cultura local e a inclusão de práticas que beneficiem a população residente.
A autarquia castrense informou que o auditor da Green Destinations visitou locais turísticos e interagiu com operadores para conhecer o grau de implementação das práticas sustentáveis.
Entre os aspetos avaliados estão a infraestrutura ecológica, a gestão de energia e água e a promoção de atividades que respeitem o património natural e cultural deste território.
“A certificação de Turismo Sustentável não é apenas uma conquista para Castro Daire, mas um reconhecimento do trabalho conjunto de todos os envolvidos em criar um destino mais responsável e consciente. Estamos a investir em ações que preservem a nossa beleza natural, ao mesmo tempo que promovam o desenvolvimento económico local, de forma equilibrada e justa para todos”, afirmou João Pedro Gama, vereador do Turismo na autarquia castrense.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.