Foto: creativeart

A Unidade Local de Saúde (ULS) Viseu Dão-Lafões anunciou a abertura de uma Unidade de Insuficiência Cardíaca (UICA), destinada a melhorar o acompanhamento e o tratamento de doentes com esta patologia.

A nova unidade, que resulta de uma parceria entre os serviços de Cardiologia e Medicina Interna, está sediada no Hospital de São Teotónio, em Viseu, e é composta por dois cardiologistas, um médico internista e uma equipa de enfermagem com cinco profissionais.

De acordo com a ULS, a criação da UICA “constitui uma mais-valia no acompanhamento e tratamento de doentes com insuficiência cardíaca”, permitindo um seguimento mais regular, maior proximidade com a equipa clínica e uma melhor adesão às terapêuticas.

Em comunicado, a administração da ULS, presidida por António Sequeira, sublinha que a insuficiência cardíaca está associada a um elevado risco de internamento e mortalidade, sendo a principal causa de internamento em pessoas com mais de 65 anos.

Os “frequentes episódios de descompensação”, que obrigam a idas ao serviço de urgência, “têm impacto negativo na qualidade de vida dos doentes e na capacidade de resposta dos hospitais”, acrescenta a nota.

Com a abertura desta unidade, a administração considera reforçado o compromisso do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e da ULS Viseu Dão-Lafões com a gestão integrada das doenças crónicas, colocando o acompanhamento ativo do doente no centro das estratégias de saúde.

Foto: ULS VDL

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!