A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para um “quadro meteorológico complexo de risco” em todo o território nacional, com impacto significativo na região Norte, devido ao vento forte e persistente provocado pela depressão Marta.
De acordo com a Proteção Civil, mantêm-se as previsões de chuva persistente e vento intenso, com rajadas que podem atingir entre os 80 e os 120 quilómetros por hora, bem como queda de neve acima dos 800 a 900 metros de altitude. A deslocação da depressão para norte deverá agravar os efeitos em várias regiões do interior centro, incluindo o distrito de Viseu, sob Aviso Laranja do IPMA para queda de neve que poderá ser intensa nas terras altas, e onde o vento se fará sentir com maior intensidade.
O comandante nacional da ANEPC, Mário Silvestre, sublinhou que a situação é agravada pela saturação dos solos e pelos elevados níveis de armazenamento das barragens, criando um cenário de risco elevado, nomeadamente para cheias e inundações.
Na região de Viseu, as autoridades estão particularmente atentas à evolução dos caudais dos rios e linhas de água, sendo o rio Vouga um dos cursos de água com risco elevado de inundações, segundo a Proteção Civil.
A ANEPC apelou à população para que redobre os cuidados, evitando zonas inundadas ou com risco de inundação, e acompanhe as indicações das autoridades locais. A nível nacional, encontram-se ativados sete planos distritais e 91 planos municipais de emergência.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












