O Município de Castro Daire foi até à BTL, a Bolsa de Turismo de Lisboa, apresentar a Montemuro & Paiva – Land and Water (Montemuro e Paiva – Terra e Água), uma aposta nos desportos e caminhadas em natureza, mostrando o potencial que o concelho tem para corrida, caminhada e ciclismo.
O vereador do Desporto e Turismo da Câmara Municipal de Castro Daire, Pedro Pontes, avançou na BTL com a informação que o concelho tem cerca de 500 quilómetros de percursos “homologados e certificados”, aos quais se junta o potencial para desportos aquáticos, em especial o rafting.
Uma oferta turística diferenciada, virada para os muitos turistas que procuram este tipo de atividades de desporto em natureza, e onde o município castrense já investiu cerca de 150 mil euros, em limpeza e colocação de sinalética para que os percursos ofereçam as melhores condições de segurança a quem os procura.
“Até ao final deste mês ficam concluídas as homologações e certificações de todas as rotas, num total que ronda os 500 quilómetros”, faltando apenas terminar o processo de um dos 10 percursos, adiantou Pedro Pontes.
Neste momento, Castro Daire tem uma rede de “percursos de pequena rota, de 198 quilómetros”, e também “o percurso português interior central dos Caminhos de Santiago, com o troço já certificado no itinerário cultural europeu”, que liga Viseu a Chaves.
Tem ainda a grande Rota da Transumância, com cerca de 40 quilómetros e com 38 painéis descritivos.
No ciclismo, está na fase terminal de homologação o centro de BTT, com cinco percursos de níveis diferentes, num total de quase 300 quilómetros em todo o território do concelho, e ainda a rota de ‘cycling’ das Montanhas Mágicas, já homologada, com cerca de 40 quilómetros.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.