A Câmara Municipal de Viseu vai desenvolver o estudo de conceção da nova barragem de Fagilde, que terá de “ficar concluído até ao final deste ano”, adiantou o autarca Fernando Ruas.
O presidente da Câmara de Viseu lembrou que foi celebrado um protocolo entre a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a autarquia para que esta faça o estudo, que não poderá passar os 120 mil euros.
Para o autarca viseense, é um passo “fundamental” e que vai permitir definir, entre outros aspetos, o local da nova barragem.
Fernando Ruas frisou que a nova barragem será importante para assegurar o abastecimento de água ao concelho, lembrando que, “no mínimo, vai demorar quatro anos a ser construída”.
Além da nova barragem, Viseu terá ainda de assegurar um sistema que garanta o fornecimento de água em alta, solução que tem vindo a ser estudada em conjunto com os municípios vizinhos que também se abastecem de água na Barragem de Fagilde, havendo em cima da mesa várias possibilidades, entre as quais, o recurso ao abastecimento por companhias que já o fazem noutros concelhos do distrito.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.