O Município de Armamar tem já identificados mais de meio milhar de elementos de interesse arqueológico e histórico que integram a Carta do Património Cultural.

Desde março que a Câmara está a trabalhar neste documento que considera “um instrumento fundamental para perceber a origem e as sucessivas ocupações humanas do território”.

Está a ser feito o levantamento exaustivo e pormenorizado de todos os elementos patrimoniais, recorrendo a recolha e análise bibliográfica, documental e cartográfica, prospeções e informações recolhidas junto das populações.

Entre os elementos de interesse arqueológico e histórico identificados no último meio ano, encontram-se um menir na freguesia de Fontelo, datado do V milénio antes de Cristo e é considerado um dos mais altos da Península Ibérica.

O projeto de levantamento do património histórico e cultural do concelho de Armamar, no distrito de Viseu, é financiado pelo programa Norte 2020 e comparticipado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm