O Canto de Mulheres de Matriz Rural a três ou mais vozes é candidato a património cultural imaterial nacional, e o objetivo dos promotores da candidatura é, no futuro, concorrer a património da humanidade.

É a Associação Canto a Vozes – Fala de Mulheres, quem está a liderar o processo da candidatura deste canto, típico em todo o país, mas com grande destaque nos concelhos da região de Lafões – São Pedro do Sul, Vouzela e oliveira de Frades -, na região de Aveiro e também no Minho.

O Canto de Mulheres de Matriz Rural tem particularidades vocais que o torna exclusivo das mulheres, lembram os promotores da candidatura, que têm ainda em agenda a criação de uma rede intermunicipal que envolva as autarquias das regiões onde este canto ainda existe, entre as quais as de São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.

Este sábado, durante a sessão que assinala de forma simbólica a candidatura do Canto de Mulheres de Matriz Rural a património imaterial nacional, 14 grupos vão estar presentes no Cine-teatro Jaime Gralheiro, em São Pedro do Sul, anfitrião da iniciativa.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu