Foto: GP

A Câmara de Carregal do Sal está a reflorestar o jardim da Casa do Passal, em Cabanas de Viriato, numa recriação que pretende ser o mais fiel possível de como Aristides de Sousa Mendes a deixou, e onde estão a ser investidos investimento de 630 mil euros.

Arvores e espécies vegetais que Aristides de Sousa Mendes trazia dos locais onde trabalhou estão a ser plantadas no jardim, com o objetivo de tentar reproduzir o que à época era a área exterior da casa onde o diplomata viveu, e ao qual a autarquia pretende dar vida, utilizando o espaço para atividades culturais, entre as quais concertos de música.

A Casa do Passal, transformada em museu, e que vai abrir portas a 29 de julho, tem nesta altura o exterior em fase de arranjos, onde estão a ser investidos 630 mil euros que vão permitir recuperar e transformar em jardim um espaço com cerca de dois hectares, com a coordenação dos trabalhos a envolver o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Com a exceção das árvores de maior porte, que não existem em viveiros e por isso terão que passar pelo normal processo de crescimento, a expetativa da autarquia é que no dia da abertura do Museu o jardim possa já estar próximo do que se pretende.

A autarquia de Carregal do Sal garantiu acordos com as congéneres de Bordéus (França), Curitiba (Brasil) e Antuérpia (Bélgica), de onde vão chegar algumas das espécies a plantar.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm