Em Castro Daire há duas novas Ilhas de Compostagem Comunitária já ao dispor da população, uma junto à Biblioteca Municipal e outra nas Termas do Carvalhal.
“Ao compostar está a valorizar”, é a mensagem que a autarquia liderada por Paulo Almeida pretende passar para a população do concelho, sensibilizando-a para o aproveitamento de biorresíduos com a recolha seletiva de lixos domésticos que podem ser transformados em matéria orgânica usada, por exemplo, como fertilizante natural.
Estas duas novas ilhas de compostagem comunitária foram instaladas no âmbito do Projeto ‘RecolhaBio – Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos’, financiado pelo Fundo Ambiental.
Com esta iniciativa “de alto potencial nos planos de gestão de resíduos urbanos”, o Município de Castro Daire, pretende “sensibilizar toda a comunidade para a adoção de boas práticas ambientais, para a importância da compostagem, enquanto processo natural de reciclagem e reaproveitamento da matéria orgânica”, pode ler-se na nota de imprensa.
Este processo permitirá ainda, frisa a autarquia castrense, “reduzir a quantidade de resíduos a depositar nos aterros sanitários, assim contribuindo para a sustentabilidade ambiental”, sendo também uma mais-valia para a economia circular no concelho.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm