A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões aprovou o orçamento para 2023 num valor superior a 22,7 milhões de euros (ME).

Para Fernando Ruas, autarca viseense que preside à comunidade, trata-se de um orçamento “realista” que pretende “responder aos desafios que a região tem pela frente” e que pretende maximizar as várias fontes de financiamento disponíveis.

Aprovado em Assembleia Intermunicipal, com apenas uma abstenção, o documento aposta em áreas como a mobilidade, o ambiente, a educação e o turismo.

A área da mobilidade e transportes, em 2023, vai continuar a reforçar a aposta no projeto piloto de transporte flexível “Ir Vir”. Está ainda previsto o lançamento do concurso público internacional para aquisição do serviço público de transporte rodoviário de passageiros na região Viseu Dão Lafões.

Na área da proteção civil e defesa da floresta, setor que a CIM Viseu Dão Lafões considera “estratégico” para a região, está prevista a continuidade da aposta nos trabalhos das brigadas de sapadores florestais na área da silvicultura preventiva e manutenção da rede primária das florestas.

A programação cultural em rede, que promove diversos espetáculos e criações artísticas e culturais, é para continuar em 2023 e na área da educação, está previsto um plano de promoção do sucesso educativo nas escolas da região, com vários projetos inovadores, em articulação com os agrupamentos de escolas e cada um dos municípios.

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm