A CIM Viseu Dão Lafões considera ‘histórica’ e faz um balanço ‘positivo’ da primeira participação da comunidade na Bolsa de Turismo de Lisboa, a BTL, considerado o maior e mais importante evento em Portugal na promoção do potencial turístico do país.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, enaltece “o esforço e envolvimento” de todos os 14 municípios, equipas e parceiros que, pela primeira vez, permitiram uma presença conjunta da região na BTL.

“Toda a operação foi vista como um sucesso e um exemplo. Cumprimos o nosso objetivo principal: levar a região às pessoas e assim contribuir para a coesão e desenvolvimento económico do território. Parabéns a todos.”, pode ler-se na note de imprensa da comunidade.

Para aquele responsável, o balanço é “extremamente positivo” , lembrando que, ao longo de cinco dias, num stand conjunto com mais de 200 m2 e de 50 horas de programação, os 14 municípios da região apresentaram 80 momentos e experiências de comunicação, versando aqueles que são os mais relevantes eixos de promoção definidos: Turismo de Natureza e Desporto, Gastronomia e Cultura.

“A presença na BTL foi um enorme sucesso. É um orgulho poder constatar que os grandes projetos da região Viseu Dão Lafões estão a cumprir o seu grande objetivo, que é chegar às pessoas e, assim, contribuir para o desenvolvimento e coesão do território”, continua Nuno Martinho, fazendo questão de realçar o contributo de cada município naquele que foi “um programa sempre dinâmico, apelativo e recheado de pontos de interesse, tornando histórica esta presença na BTL”.

Entre os dias 16 e 20 de março, a CIM Viseu Dão Lafões desenvolveu uma presença pioneira na BTL. A região viajou até à capital para dar a conhecer os grandes atributos do território, naquela que foi a primeira presença una e integrada dos seus 14 municípios na BTL, através de um inédito stand próprio e todo um programa de atividades associado.

Esta participação inédita mostrou o best of de atributos da região de Viseu Dão Lafões: um destino com propostas à medida dos amantes do universo mais zen mas também dos amantes da aventura. Viseu Dão Lafões apresentou-se como a região do país onde, sem a confusão das grandes cidades, é possível viajar em busca da adrenalina e agitação, mas também encontrar o lugar perfeito para um retiro.

Turismo de natureza; gastronomia e vinhos; cultura e património e saúde e bem-estar foram os eixos de ativação e comunicação desta presença pioneira na BTL.

“É um orgulho constatar que toda a operação foi vista como um sucesso e um exemplo. Cumprimos o nosso objetivo principal: levar a região às pessoas e assim contribuir para a coesão e desenvolvimento económico do território. É da mais elementar justiça referir que o sucesso da presença da CIM Viseu Dão Lafões na BTL é responsabilidade de cada um dos 14 municípios e de todas as equipas e parceiros envolvidos, no esforço e compromisso conjunto na promoção do território Viseu Dão Lafões. Mais uma vez, a região foi um exemplo de união e de maturidade, como aliás teve oportunidade de referir a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Parabéns a todos”.

“A estratégia de promoção desenhada tem trazido excelentes resultados na ativação da região enquanto destino, fazendo com que Viseu Dão Lafões e todos os seus atributos ocupem cada vez mais uma posição de centralidade e destaque na oferta turística nacional”, pode ainda ler-se no comunicado.

Na BTL, uma das apostas foi a promoção da Ecopista do Dão, “uma âncora entre todos os recursos locais integrados e vocacionados para o Turismo de Desporto e Natureza” prevendo-se que, “no final do verão, a Ecopista do Dão será finalmente ligada à Ecopista do Vouga, acrescentando assim 66 Km àquela que já era a maior ecopista nacional”, frisou Nuno Martinho.

. “Paralelamente, continuaremos a desenvolver todos os esforços para que sejam implementados pela Administração Central os investimentos necessários, que complementem todo o trabalho desenvolvimento localmente. Essa foi uma nota que o presidente da CIM, Fernando Ruas, deixou clara em plena BTL”, concluiu Nuno Martinho.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.