A CIM Viseu Dão-Lafões está a promover o “+ Igual Viseu Dão Lafões”, um projeto que procura “a promoção da igualdade e não discriminação em toda a região, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, assente nos valores partilhados da solidariedade e da coesão social”, informou em comunicado.
Já decorreu uma primeira reunião de trabalho, entre os 14 municípios que integram a comunidade, de abordagem “aos desafios que este projeto acarreta enquanto coletivo e a sua convergência com a Agenda 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tendo como destinatários os Vereadores da Ação Social, assim como dirigentes dos municípios associados da CIM Viseu Dão Lafões”, pode ler-se na nota de imprensa.
O projeto “+Igual Viseu Dão Lafões”, desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal, em estreita colaboração com os seus municípios, é considerado “inovador” e “procura, através da experiência adquirida pela CIM em outras iniciativas desenvolvidas no âmbito da ação social, definir e implementar medidas intermunicipais capazes de adequar as políticas públicas de igualdade e não discriminação às necessidades reais do território de Viseu Dão Lafões”.
Assim, informa a CIM, “numa primeira fase será realizada a identificação das necessidades de cada município, por via de um profundo diagnóstico relativo às práticas de igualdade. Numa segunda fase, em função dos resultados obtidos, serão desenvolvidos os respetivos Planos Municipais para a Igualdade e não Discriminação, acompanhados de propostas de intervenção para cada um dos municípios”.
De acordo com o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “Através do “+ Igual Viseu Dão Lafões”, a CIM assume, novamente, o seu papel de dinamizador de políticas públicas intermunicipais que induzem a uma nova cidadania, mais pró-ativa, inclusiva e respeitadora dos Direitos Humanos, contribuindo deste modo para a coesão social e para a redução de desigualdades no território”.
Reconhecendo a importância desta iniciativa para o território, acrescentou, ainda, que “na estratégia para o próximo quadro financeiro plurianual, Viseu Dão Lafões 2030, a CIM assumirá como um dos domínios prioritários a “inclusão Social, a dinamização comunitária e a Cidadania”.
O projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões”, com um investimento de aproximadamente 500 mil €, é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE), ao abrigo do Portugal2020 e do Fundo Social Europeu (FSE) e gerido pela Comissão para a Cidadania para a Igualdade de Género (CIG).
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.