O Governo decidiu que o encerramento de discotecas, creches e ateliês de tempos livres (ATL), previsto para a “semana de contenção” entre 03 e 09 de janeiro, seja antecipado para o dia 25 de dezembro, anunciou hoje o primeiro-ministro.
“A partir das zero horas do próximo dia 25, (…) vamos proceder, com apoio às famílias, ao encerramento de creches e ATL”, anunciou António Costa em conferência de imprensa, após a reunião do Conselho de Ministros.
A antecipação do encerramento destas atividades letivas, além de outras medidas previstas para a primeira semana de janeiro, foi decretada face ao agravamento da situação epidemiológica em Portugal.
As discotecas estão também obrigadas a encerrar a partir das 00:00 do dia 25 de dezembro, e a partir dessa data entra também a obrigatoriedade de teletrabalho, nas condições previstas pela lei.
Ainda em Conselho de Ministros, o Governo decidiu que os testes gratuitos passam de quatro para seis, e definiu que passa a ser obrigatório teste negativo para entrar em estabelecimentos turísticos e alojamento local, para cerimónias como casamentos e batizados e também para eventos empresariais.
Também para espetáculos culturais, para entrar em todos os recintos desportivos (independentemente da taxa de ocupação, salvo indicação contrária da DGS — até agora era só para mais de 5 mil espectadores em espaço aberto ou mil em espaço fechado).
A lotação de espaços comerciais é reduzida para uma pessoa por cada cinco metros quadrados.
No período de Natal e Ano Novo (nos dias 24, 25, 30, 31 de dezembro e 1 de janeiro), é obrigatório o teste negativo para acesso a restaurantes, casinos e festas de passagem de ano, estando proibido os ajuntamentos na via pública de mais de 10 pessoas na passagem de ano e o consumo de bebidas alcoólicas na via pública.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.