O Governo aprovou hoje em Conselho de Ministros, um conjunto de novas medidas que aliviam as restrições de combate à Covid-19, mas não disse quando entrarão em vigor.

Foi aprovado o fim dos limites de lotação em estabelecimentos comerciais, incluindo lojas em centros comerciais que permitiam apenas o máximo de um cliente por cada 5m2 de área, o certificado digital que passa a ser obrigatório só nas fronteiras, os contactos de risco deixam de confinar e o teletrabalho deixa de ser recomendado, mas mantém-se o uso da máscara obrigatório em várias situações, como em lares e unidades de saúde, e também no acesso a espetáculos em sala fechada.

Sobre os testes, a ministra Vieira da Silva adiantou na conferência de imprensa que se seguiu ao Conselho de Ministros que os únicos testes que deixam de existir são os de acesso aos estabelecimentos comerciais, como restaurantes, bares e discotecas. Para visitas a utentes em lares e unidades de saúde, o teste negativo, ou o certificado de vacinação com dose de reforço ou certificado de recuperação com menos de seis meses, continua a ser obrigatório.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.