Em Portugal, nas últimas 24 horas, foram reportados mais 16.488 novos casos de Covid-19, segundo os dados divulgados pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
O boletim epidemiológico de hoje refere ainda que o número de internamentos de doentes Covid-19 baixou 119 para um total de 2.022. Destes, 132 estão em unidades de cuidados intensivos, e são menos 10 que no dia anterior.
Sobre os números da pandemia em Portugal, a ministra da Presidência afirmou hoje que o número de mortes por covid-19 “ainda é muito elevado”, o que não permite ao Governo levantar a totalidade das medidas de controlo da pandemia.
“Temos hoje 63 mortes por um milhão de habitantes a cada 14 dias e a meta definida pelos peritos e que o Governo seguirá é de poder apenas passar para o nível sem restrições quando atingirmos as 20 mortes a 14 dias por um milhão de habitantes, indicador do qual ainda estamos algo distantes”, afirmou Mariana Viera da Silva, após o Conselho de Ministros.
Segundo a governante, o número de óbitos provocados pela covid-19 “é ainda muito elevado”, tendo-se registado 46 mortes na quarta-feira, sendo este o “indicador que ainda se encontra mais distante dos objetivos definidos” pelo Centro Europeu de Controle e Prevenção de Doenças (ECDC).
O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que declara a situação de alerta em todo o território nacional continental até às 23:59 de 7 de março de 2022 – deixando de vigorar a situação de calamidade – e o decreto-lei que altera as medidas aplicáveis no âmbito da pandemia da doença covid-19.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.