A diretora do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Andrea Ammon, alertou que a vacinação contra a covid-19 poderá continuar a ser necessária durante várias décadas.

“Temos que continuar a vigiar e a adaptar as vacinas contra a covid aos riscos que possam surgir. A necessidade de utilizar essas vacinas em tempo oportuno pode ser exigida nas próximas décadas, pois o vírus pode entrar numa fase endémica”, indicou Andrea Ammon numa sessão pública durante o Conselho de ministros da Saúde europeus a decorrer em Bruxelas.

A diretora do ECDC disse que “a estratégia de vacinação de cada país poderá variar” em função de critérios como “a situação epidemiológica, a população de risco ou o nível de imunidade”.

Em relação à atual situação de infeções na União Europeia (UE), a especialista disse aos ministros haver “aumentos, moderados para o momento e a partir de um nível baixo”, mas assinalou “o crescimento de outras doenças respiratórias”.

“A preocupação é que, se três doenças surgirem ao mesmo tempo, possa haver muita pressão sobre os hospitais”, referiu.

A elevada afluência às urgências dos hospitais em Portugal devido à conjugação dos vírus SARS-Cov-2 (na origem da covid-19) e da Influenza (gripe) já está a causar problemas de congestionamento nos serviços hospitalares.

“As vacinas continuam a ser a nossa melhor ferramenta (…) São a nossa apólice de seguro e não devemos abdicar dela”, defendeu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm