Foto: Estação Diária

A edição 631ª da Feira de São Mateus, em Viseu, arranca esta quinta-feira, 10 de agosto, este ano, com a implementação de um Plano de Ação para a Sustentabilidade, com mais de 50 medidas previstas, inseridas em três vertentes: social, económica e ambiental.

Este Plano de Ação e Estratégia de Sustentabilidade foi apresentado esta terça (8 de agosto) pelo presidente da Viseu Marca, Pedro Alves, na sessão de pré-abertura que decorreu no recinto da feira.

O presidente da Viseu Marca anunciou que ao todo são 53 medidas que garantem à Feira de São Mateus a Certificação de Evento Sustentável, destacando ser a 1ª feira do país a obter esta Certificação, atribuída pela Biosphere Responsible Tourism, um referencial reconhecido à escala internacional pelo GSTC – Global Sustainable Tourism Council.

O plano de ação contempla diversas iniciativas nas áreas da Governança e Economia, Sociedade e Cultura e Ambiente e Alterações Climáticas, será implementado ao longo de quatro anos, até 2026, com as primeiras medidas a serem concretizadas já nesta edição 2023 da Feira.

Conforme anunciado na apresentação, na vertente Governança e Economia são 17 as ações, entre as quais se destacam: manuais de acolhimento para feirantes e colaboradores, com indicação de boas práticas na área da sustentabilidade; novos requisitos para aquisição de produtos e serviços sustentáveis (produtos endógenos e de proximidade); atribuição do selo “Feira + Sustentável” a todos os stakeholders que se destaquem no cumprimento das ações de sustentabilidade.

 Na vertente Sociedade e Cultura estão contempladas 19 medidas, entre as quais a Dinamização do Programa São Mateus SOCIAL, estímulo à visita gratuita por parte de públicos institucionalizados; Criação de um Corredor Azul junto ao palco principal destinado a pessoas com mobilidade reduzida; Criação de um “Cabaz Solidário” para a recolha de artigos (roupa e alimentos), de um espaço para rastreio de problemas de saúde e do Programa “Dia dos Sabores locais”, em que cada restaurante promove um prato local.

Na vertente Ambiente e Alterações Climáticas há 17 iniciativas: Estímulo à substituição de lâmpadas tradicionais por LED por parte de todos os operadores da Feira; parceria com entidade local para combater o desperdício alimentar; Campanha de sensibilização para eliminação do plástico na Feira; Reforço da aquisição de copos reutilizáveis e Cálculo e divulgação do cálculo da Pegada de Carbono, com medidas de compensação.

Numa fase inicial, foi feito um diagnóstico de sustentabilidade da Feira, contemplando 70 critérios do Referencial Biosphere Eventos.

“Os objetivos do Plano de Ação para a Sustentabilidade estão traçados, com vista a tornar a Feira de São Mateus + Transparente; + Influenciadora; + Inclusiva; + Responsável e + Comprometida”, salienta a organização.

A edição 2023 arranca esta 5ª feira, 10 de agosto, e prolonga-se até 21 de setembro.

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