Há 21 novos ecopontos em freguesias rurais do concelho de Lamego, informou a autarquia.

A instalação foi feita em parceria com a empresa Resinorte, para reforço do sistema de recolha seletiva de resíduos em Lamego.

Segundo a autarquia, os novos ecopontos foram instalados nas freguesias de Britiande, Cambres, Lamego (Almacave e Sé), Penajóia, Penude, Sande e Vila Nova de Souto d’El Rei, além das uniões de freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca e de Cepões, Meijinhos e Melcões.

Os ecopontos incluem os tradicionais contentores cor amarela, azul e verde,  para recolha de materiais recicláveis, identificados de forma distinta para permitir uma mais fácil identificação do local onde o lixo deverá ser depositado.

Contentor amarelo

Deve colocar: Plásticos e metais – garrafas, sacos, frascos, copos, pacotes e latas de bebidas e conservas;
Não deve colocar: Embalagens de produtos tóxicos; pilhas, baterias, CD’s, DVD’s, tachos, baldes, talheres, ferramentas, eletrodomésticos.

Contentor azul

Deve colocar: Papel e cartão;
Não deve colocar: Embalagens de cartão com gordura, papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos, papel de alumínio, papel autocolante e plastificado, toalhetes e fraldas.

Contentor verde

Deve colocar: Vidro;
Não deve colocar: loiça de vidro, pirex, cristal, barro, cerâmica, espelhos, janelas, vidraças, vidros de automóveis e lâmpadas.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.