A cidade de Lamego vai receber, na quarta e na quinta-feira, um simpósio sobre turismo patrimonial inclusivo, que vai juntar académicos e especialistas mundiais numa discussão sobre novos modelos turísticos que gerem maiores benefícios para as populações locais.

O primeiro HINTS – Simpósio de Turismo Patrimonial Inclusivo é uma iniciativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e da unidade de investigação DINÂMIA’CET – Iscte e vai decorrer no Teatro Ribeiro Conceição.

Segundo João Vaz Estêvão, investigador do DINÂMIA’CET, os salários no turismo e na hotelaria são dos mais baixos em Portugal devido ao que dizer ser a “falta de estratégias de desenvolvimento de destinos turísticos centradas nas comunidades residentes e nos benefícios que os negócios do setor podem gerar na mão de obra local”.

“Os salários no turismo só subirão quando os negócios do setor beneficiarem os residentes”, garante.

Com este simpósio pretende mostrar-se que é necessário atribuir o protagonismo às comunidades locais, definindo uma estratégia centrada nos seus saberes e na sua identidade para oferta de propostas a quem procura experiências de turismo criativo em estreita relação com os residentes.

Dão o exemplo do potencial que há em desenvolver um tipo de turismo que coloque os turistas ao lado dos residentes e aprendem, por exemplo, a fazer máscaras de um careto de Podence ou de Lazarim, ou uma peça de olaria.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.