Imagem: Windy

O estado do tempo vai estar condicionado por sucessivos sistemas frontais associados a depressões que se deslocam no Atlântico Norte em direção à Europa, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para já com uma primeira tempestade, a Babet, a deixar chuva e vento forte.

A depressão foi nomeada pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido, e promete deixar chuva por vezes forte e persistente e vento com rajadas fortes no litoral e nas terras altas.

Quarta-feira terá alguma acalmia, em especial na velocidade do vento, mas o estado do tempo volta a agravar-se na quinta-feira com a chegada de uma nova tempestade, ainda sem nomeação, mas a previsão é que deixe quantidades elevadas de precipitação acompanhada por vento forte e possibilidade de trovoadas.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir no domingo um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a fixação de estruturas soltas”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.