Foto: Stellantis

A fábrica da Stellantis Mangualde anunciou a produção de 78.541 viaturas entre janeiro e novembro deste ano, “a maior produção de sempre”, frisa a empresa.

Só nos primeiros onze meses do ano, a produção aumentou 10% em relação ao ano passado e supera os 77.607 veículos fabricados durante todo o ano de 2019, que era o melhor ano de produção da fábrica de Mangualde.

A Stellantis, atual designação da antiga Peugeot/Citroen, produz os veículos comerciais ligeiros e versões de passageiros Peugeot Partner/Rifter, Citroën Berlingo Van/Berlingo, Opel Combo Cargo/Combo e Fiat Professional Doblò/Doblò.

Dados da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), referem que a fábrica representa, até agora, 26,3% dos veículos produzidos no país, com 95% da produção para o mercado de exportação.

Para 2024, está previsto que a unidade de Mangualde comece a produzir, em série, carros totalmente elétricos das marcas Citroën, Fiat, Opel e Peugeot, nas versões de comerciais ligeiros e de passageiros, o que está a obrigar a empresa a investir cerca de 30 milhões de euros na adaptação e modernização da linha de produção.

O Centro de Produção de Mangualde foi a primeira fábrica de montagem de automóveis estabelecida em Portugal, em 1962. Já produziu mais de 1,5 milhões de veículos, de 24 modelos diferentes.

Com cerca de 900 colaboradores divididos por três turnos, este centro produz uma média de 363 viaturas por dia.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.