Os 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Douro, entre os quais vários do Norte do distrito de Viseu, estão disponíveis para acolherem  cerca de quatro centenas de refugiados da Ucrânia, tendo garantido oito autocarros para o transporte e três médicos que falam ucraniano para os apoiarem na chegada ao território.

Segundo o presidente da CIM Douro, o autarca de Sernancelhe, Carlos Santiago, foram já identificados espaços para alojar os refugiados, garantindo que terão “todas as condições de habitabilidade e de integração”.

O levantamento foi feito pelos 19 municípios no âmbito de uma campanha de apoio à Ucrânia lançada na semana passada pela comunidade intermunicipal, que inclui ainda a disponibilização de oito autocarros para assegurarem transporte destas pessoas até Portugal.

Todo o processo está a ser coordenado entre a CIM Douro e as secretarias de Estado das Migrações e da Internacionalização.

Integram a CIM Douro, oito concelhos do distrito de Viseu: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.