Tondela e Belenenses SAD conquistaram um ponto, ao empatarem por 1-1, no último jogo da 25.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, saindo as duas equipas de ciclos de derrotas na competição.

Manu Hernando inaugurou o marcador aos 32 minutos e Abel Camará igualou o resultado aos 63, num jogo em que o Tondela colocou fim a uma sequência de quatro desaires, enquanto o Belenenses SAD evitou uma terceira derrota consecutiva.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipas, nos primeiros 30 minutos, a percorrerem o campo e a perderem a bola pelo meio do caminho sem conseguirem criar momentos de perigo junto da grande área adversária.

Rafael Barbosa foi quem mais começou a procurar oportunidades e foi precisamente o médio português que marcou o canto que permitiu a Manu Hernando cabecear para o interior da baliza de Luís Felipe e inaugurar o marcador.

Depois do golo, o jogo ganhou outra dinâmica com a formação de Franclim Carvalho a tentar igualar o marcador por intermédio de Afonso Sousa, autor do lance de maior perigo (39 minutos), ao rematar fora da grande área diretamente para a barra da baliza de Pedro Trigueira.

A formação de Pako Ayestarán continuou a procurar dilatar a vantagem e novamente por Rafael Barbosa, que proporcionou a Tiago Dantas um remate (43), mas ao lado do poste direito.

Na segunda parte, as equipas entraram mais agressivas e a criarem mais oportunidades, com o Belenenses SAD a pressionar mais, mas a ver Pedro Trigueira evitar a igualdade (51), ao desviar um cabeceamento de Abel Camará, após assistência de Afonso Sousa.

A pressão dos visitantes deu frutos e o Belenenses SAD alcançou a igualdade no marcador (62), com Abel Camará a desviar para dentro da baliza, depois de Baraye ‘abrandar’ a bola com a cabeça, vinda de um cruzamento de Carraça.

A pressão dos ‘azuis’ continuou e, depois, seria Baraye a tentar a concretização num remate cruzado, do lado esquerdo da baliza de Pedro Trigueira, numa bola que saiu ligeiramente alta e acabou a rolar nas malhas da rede.

Pako Ayestarán mexeu na equipa e de uma assentada fez três alterações que se fizeram sentir em campo, já que o Tondela passou a pressionar mais e a procurar criar oportunidades, como aconteceu aos 73 minutos, num remate de Pedro Augusto.

Os últimos 15 minutos do jogo foram os mais intensos, com as duas equipas a lutarem pela vantagem no marcador e com as emoções a ficarem à ‘flor da pele’, perante um Tondela que se tornou mais perigoso.

Os minutos finais também ficaram marcados pela amostragem de cartões amarelos por parte do árbitro Miguel Nogueira, que também não poupou o banco ‘auriverde’ e também Ricardo Alves, que não entrou, e o treinador dos guarda-redes, Pedro Taborda.

Com este empate, o Tondela soma 21 pontos e mantém-se no 16.º e antepenúltimo lugar – de acesso ao ‘play-off’ de despromoção -, com 21 pontos, enquanto o Belenenses SAD, que continua sem vencer fora de casa na I Liga, segue no 18.º e último posto, com 16.