Há 335 adeptos impedidos de entrar em recintos desportivos por infrações cometidas durante a época 2021/2022, um aumento de mais de 100% em comparação com a época anterior.

Os números constam do Relatório de Análise da Violência Associada ao Desporto, elaborado pela PSP e Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto, e refere que a maioria dos casos foram registados em estádios de futebol, e com adeptos de cinco clubes – Sporting, Benfica, FC Porto, Sporting de Braga e Vitória de Guimarães – a representarem mais de 70% dos casos.

A maioria dos motivos para a interdição do acesso destes 335 adeptos a recintos desportivos esteve relacionada com posse ou uso de artefactos pirotécnicos, incitamento à violência, racismo, xenofobia e agressões.

Os distritos de Lisboa e Braga representam 60% dos casos, e no distrito de Viseu houve também alguns adeptos proibidos de entrar em estádios, mas um valor quase residual, de apenas 0,7% do total nacional. O relatório não especifica quantos adeptos no distrito de Viseu estão privados da entrada em espetáculos desportivos, e as circunstâncias que levaram a essa decisão, ficando-se apenas pelo valor percentual de 0,7% dos 335 casos a nível nacional.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm