Foto: CCL

Uma nova greve de professores e funcionários das escolas, desta vez convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (Stop) começou hoje, 26 de abril, em protesto contra o novo regime de concursos e pela recuperação de todo o tempo de serviço.

A paralisação vai prolongar-se até sexta-feira, tendo arrancado cerca de uma semana após ter terminado a greve por tempo indeterminado iniciada ainda no final do ano passado, convocada pelo mesmo sindicato.

Os docentes e não docentes contestam o novo regime de concursos, aprovado pelo Governo em março, e voltam a insistir na recuperação de todo o tempo de serviço que esteve congelado, bem como na melhoria de condições de trabalho e salariais.

À semelhança da greve anterior, o tribunal arbitral voltou a decretar serviços mínimos para a paralisação do Stop, para que as escolas assegurem parte do seu funcionamento, incluindo, pelo menos, três horas de aulas diárias por turma, de forma a garantir, semanalmente, a cobertura das diferentes disciplinas.

Entre 05 e 12 de maio, o sindicato vai realizar outra greve, que coincide com o início das provas de aferição.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.