O projeto de saúde infantil e inovação social ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’ promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com a Ordem dos Médicos Dentistas e a Ordem dos Nutricionistas identificou problemas com cáries e obesidade infantil.
Foram observadas 4.887 crianças, entre os 6 e 10 anos, e segundo a CIM, uma em cada duas crianças apresentava problemas de cárie dentária e excesso de peso.
Durante a apresentação de resultados do ‘Comer Bem, Sorrir Melhor’, a coordenadora do projeto, Maria Llanes, considerou a situação “preocupante” acrescentando que “a literacia melhorou” entre as crianças, mas defendeu a necessidade de “mudar os comportamentos”.
No total foram realizadas 11.222 consultas e, destas, 5.851 de Medicina Dentária e 5.370 de Nutrição.
O relatório do projeto, elaborado pela Faculdade de Medicina de Viseu da Universidade Católica Portuguesa, foi apresentado por Anna Moura que esclareceu que da primeira para a segunda fase, “na impossibilidade de observarem todas as crianças, foram vistas os que apresentavam casos mais problemáticos”.
Assim, na saúde oral, dos 80,7% de 987 crianças com cárie dentária, passou-se, para uma segunda fase, cinco meses depois, para 42,7% de casos, “uma diminuição significativa que foi resolvida com a mudança de comportamentos, como lavar bem os dentes”, exemplificou.
Na área da nutrição, continuou Anna Moura, das 500 crianças observadas nas duas fases, 94,3% estava, inicialmente, com obesidade, uma percentagem que desceu para os 54,6% na segunda fase.
“Houve mudança de comportamentos e de hábitos alimentares que fizeram as crianças perderem alguns quilos para passarem de obesas a pré-obesas, porque, felizmente, também não falamos em casos de obesidade mórbida”, esclareceu.
A CIM Viseu Dão Lafões pretende continuar com este projeto estando a preparar uma candidatura a apresentar em março, para “no próximo ano letivo dar continuidade a este projeto”, com os responsáveis pela comunidade a pretenderem aumentar a faixa etária e levá-lo também até crianças de outros níveis de ensino.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm