A PSP recebeu em janeiro 260 denúncias da burla ‘Olá pai, olá mãe’, que acontece por mensagem escrita, principalmente através da aplicação ‘WhatsApp‘, e tem ainda o registo de mais de 360 crimes de burla informática e comunicações.
São dados divulgados durante a semana da operação ‘Internet Mais Segura’, onde as forças de segurança alertam para alguns dos riscos associados à utilização das novas tecnologias.
São crimes que têm vindo a aumentar, frisa a PSP, sobretudo a partir da pandemia. Os números revelam que em 2023 a PSP registou 12.238 crimes de burla informática e comunicações, mais 10% do que no ano anterior, e deteve 32 suspeitos.
No ano anterior à pandemia (2019) tinham sido registados 6.758 crimes do género e detidos dois suspeitos, valor que disparou para 8.760 (+29%) logo em 2020, ano em que foram detidos quatro suspeitos.
No ano passado foram identificados 434 autores deste tipo de crimes de burla e detidos 32 suspeitos.
No caso específico da burla “Olá pai, olá mãe”, a PSP registou no ano passado um total de 4.389 denúncias.
A PSP lembra que, apesar de os idosos continuarem a ser as principais vítimas dos vários tipos de burlas, nos últimos anos estes crimes têm atingido outro tipo de vítimas.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.