Foto: primufilm

A Jopauto, empresa de São João da Pesqueira, desenvolveu em conjunto com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), um sistema de segurança que evita o capotamento de tratores, um tipo de acidente que tira anualmente a vida a muitos utilizadores deste tipo de maquinaria agrícola.

Trata-se de um ‘kit’ de estabilizadores que são colocados em tratores para evitar o capotamento, e que permitam uma utilização mais segura do equipamento, em especial em zonas de montanhas e encostas mais acentuadas, onde é mais comum este tipo de acidentes.

O projeto foi financiado através da Agência Nacional de Inovação (ANI), com os investigadores a desenvolveram um dispositivo estabilizador hidráulico, que é colocado nas laterais do trator e automaticamente acionado com recurso a sensores de inclinação.

Não sendo garantido que evitará todos os acidentes, os responsáveis pelo projeto estão convictos que o sistema minimizará o risco de capotamento e salvará muitas vidas.
O protótipo já foi testado com sucesso em várias situações, estando também a ser testado com o uso de alfaias agrícolas acopladas na parte frontal do trator.
Os responsáveis pela empresa estão convictos que, assim que dor aprovado uso, poderá vir a ser comercializado por um preço entre os 7.500 a 10.000 euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.