A Casa da Cultura em Sátão vai receber no próximo dia 20 de julho uma sessão onde colaborativa sobre o projeto CRAFT – Turismo Criativo, que envolve a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e a Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD), onde estarão presentes artesãos e participantes nas diversas Oficinas de Cocriação, realizadas no passado mês de junho.

Uma sessão onde o objetivo passa por discutir ideias que irão para o que os promotores do projeto designam de “processo de prototipagem”. Ou seja, apresentar e debater ideias que possam dar origem a novas ações integradas no CRAFT, projeto que tem por base a valorização, qualificação e promoção turística da região, com base nos recursos e ativos patrimoniais, culturais e imateriais associados ao artesanato, do saber-fazer à criatividade, que integra as comunidades de Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas.

Após um levantamento de técnicas, matérias e artesãos presentes neste território, foram realizadas Oficinas de Cocriação, em conjunto com os artesãos locais.

Nesta sessão colaborativa, será promovida a partilha dos resultados destas oficinas, assim como referências de boas práticas e projetos semelhantes, estimulando a discussão sobre a inovação e o potencial do artesanato nas práticas culturais e turísticas.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.