Foto de arquivo: CM Tondela

As autoridades de saúde desaconselham a ida a banhos na Zona de Lazer de Ferreirós do Dão devido à presença de cianobactérias no rio Dão.

Conforme comunicado “verifica a existência e proliferação em grande quantidade de Cianobactérias no Rio Dão — especificamente na zona de lazer com curso de água de Ferreirós do Dão”.

Atendendo à potencial toxicidade destas algas, e o seu efeito nefasto na saúde, por contacto com a pele ou quando inaladas, a Saúde Pública e o Município de Tondela informam a população que é absolutamente desaconselhada a realização de atividades lúdicas e desportivas aquáticas, a prática da natação, a ida banhos e mergulhos, bem como a prática de atividade piscatória, enquanto a situação se mantiver.

O contato com estas cianobactérias pode causar sintomas do tipo alérgico semelhantes à “febre dos fenos” com renite, conjuntivite e dispneia e ainda desencadear reações inflamatórias da pele.  

Em caso de ingestão, podem verificar-se intoxicações agudas e quadros de gastroenterite com diarreia, náuseas, vómitos, cólicas abdominais, febre, entre outros sintomas.  

O Município de Tondela apela a toda a população e visitantes para cumprirem esta recomendação das autoridades sanitárias. O executivo informa que está a acompanhar de perto a situação.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubPrestiviseu