A Câmara de Tondela iniciou o processo para pedir a inscrição da Festa das Cruzes do Guardão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Justifica o Município que “inscrever a herança cultural no inventário nacional é a única forma legal de o proteger”, acrescentando que será ainda uma forma de “valorizar o papel identitário das tradições e do saber fazer” do concelho.

O processo está em andamento e que no terreno esteve já uma equipa que filmou e fotografou o evento, acompanhando as tradicionais ‘ladainhas’, características da Festa das Cruzes.

Numa segunda fase, “será feita uma recolha de fotografias, documentos e estudos desta festividade” e serão ouvidas mais algumas pessoas, informou a autarquia.

Este trabalho levará à elaboração de uma candidatura e de um plano de salvaguarda a dez anos.

A Festa das Cruzes realiza-se tradicionalmente há mais de 300 anos na quinta-feira de Ascensão, 40 dias após a Páscoa, na Serra do Caramulo, unindo as paróquias de Guardão (anfitriã), Santiago de Besteiros, Campo de Besteiros e Castelões numa manifestação de fé e respeito pela tradição.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.