O Tondela venceu o Marítimo, no Funchal, por uns expressivos 3-1, em partida da 28.ª jornada da I Liga de futebol.

Apesar da vitória, com golos apontados por Salvador Agra, de grande penalidade, Rafael Barbosa e Tiago Dantas, tendo Marcelo Alves marcado na própria baliza o golo do Marítimo, os tondelenses continuam a ocupar a 16.ª posição, em lugar de ‘play-off’ de manutenção na I Liga, com 25 pontos.

Para o embate da 28.ª ronda da I Liga, os dois conjuntos realizaram três alterações em relação aos empates da jornada transata, tendo os madeirenses igualado as contas em Barcelos (1-1) e o Tondela na receção ao Arouca (2-2).

O Marítimo geriu as suspensões de Matheus Costa e Pelágio com a entrada de Leo Andrade e Iván Rossi, tendo surpreendido com a alteração na ala esquerda, apresentando China em vez de Victor Costa.

No segundo jogo oficial como treinador dos beirões, Nuno Campos optou por Manu Hernando, Bebeto e Boselli para os lugares de Eduardo Quaresma, Tiago Almeida e Daniel Dos Anjos.

O Tondela entrou melhor no embate no Funchal, adiantando-se no marcador através de uma grande penalidade convertida por Salvador Agra, ao minuto 12, consequência de um corte com a mão de Leo Andrade, lance esse que mereceu a consulta das imagens por parte de Manuel Mota, da Associação de Futebol de Braga.

A ‘turma’ tondelense continuou a pressionar alto, valendo aos madeirenses o guarda-redes Paulo Victor, que conteve, no primeiro quarto de hora, o remate de Pedro Augusto, e o poste, que ‘segurou’ o potente remate de Salvador Agra, que trocou as voltas a Fábio China.

O anfitrião orquestrou a primeira situação de perigo à passagem do minuto 18, encostado o até então dominador do encontro. O médio Guitane cruzou para Joel, mas foi o lateral China que num remate de primeira obrigou Pedro Trigueira a afastar com recurso ao pé.

O golo do Marítimo surgiu na sequência de um lance de bola parada, que gerou muita confusão na área visitante, aos 33 minutos, com Zainadine nas alturas a ver o seu cabeceamento a tabelar nas costas de Marcelo Alves e a seguir para o fundo das redes de Pedro Trigueira, apesar do esforço de Pedro Augusto, que ainda tentou evitar o golo em cima da linha de baliza, mas falhou o corte.

Os visitantes voltaram a querer mostrar trabalho no início da etapa complementar, com Boselli a atirar para defesa de Paulo Victor, num lance em que Diogo Mendes caiu lesionado, após a disputa com o avançado italiano, abandonando o recinto de maca.

Quando tudo indicava que o jogo ia terminar empatado, o Tondela adiantou-se no marcador pela segunda vez, com Rafael Barbosa a marcar o primeiro golo no campeonato, servido pelo recém-entrado Tiago Almeida.

Foram dados 11 minutos de compensação, para desagrado da ‘comitiva’ tondelense, devido à paragem por problemas na comunicação entre os elementos da equipa de arbitragem e pelo tempo de assistência a Diogo Mendes.

Os protestos dos beirões rapidamente transformaram-se em festejos, após Tiago Dantas sentenciar o triunfo, ao apontar o terceiro golo aos 90+6 minutos e fixando o resultado.