A freguesia de Touro, no concelho de Vila Nova de Paiva, vai receber um projeto de energia solar onde está previsto um investimento a rondar os 49 milhões de euros (ME).

A confirmação foi feita pelo autarca, com Paulo Marques a adiantar que será um projeto de produção de energia fotovoltaica com uma capacidade para produção de 100 megawatts, e que vai ocupar cerca de 180 hectares de terrenos na freguesia de Toro. Será, segundo o autarca, um dos maiores parques com painéis solares na região.

Para a freguesia, Paulo Marques adiantou ainda a informação que vai avançar um outro projeto na área florestal, para reflorestação e manutenção do ecossistema existente, onde está previsto um investimento de cerca de 2 milhões de euros, que permitirá reflorestar com árvores autóctones, e cuidar da floresta numa área com cerca de 160 hectares.

Vila Nova de Paiva é o sexto concelho do país com maior perigosidade de incêndio, lembra o autarca, considerando que este projeto rearborização e manutenção será vital para preservar a floresta.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.