Foto: CM Viseu

A Câmara de Viseu já abriu, online, as candidaturas para o próximo ano letivo aos apoios da Ação Social Escolar e para as iniciativas de Escola a Tempo Interior, que incluem as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), ainda a Componente de Apoio à Família (CAF) e as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

As inscrições devem ser feitas até 31 de julho na plataforma SIGA, que pode ser utilizada pelos pais ou encarregados de educação.

A Câmara de Viseu adianta que se trata de uma nova medida que procura garantir o acesso aos benefícios sociais nas escolas, incluindo o apoio às refeições, lanche e leite escolar, para as crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo.

No novo ano letivo, que arranca em setembro, a autarquia decidiu alargar o horário de permanência dos alunos mais novos nos períodos da manhã e da tarde, antes e depois das aulas, com as famílias a pagarem uma mensalidade, e que estará disponível apenas para as famílias que comprovem a necessidade deste prolongamento de horário.

O serviço contempla uma hora de apoio ao estudo, entre as 17h30 e as 18h30, e prevê dois tipos de utilizador, o regular e o ocasional, com ou sem interrupções letivas, mediante as necessidades de cada família.

As Atividades de Animação e Apoio à Família asseguram o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar, antes e depois das atividades educativas, e durante os períodos de interrupção das mesmas.

Já a Componente de Apoio à Família inclui atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico, antes e depois das componentes do currículo, e depois das Atividades de Enriquecimento Curricular, bem como durante os períodos de interrupção letiva.

As Atividades de Enriquecimento Curricular são de caráter facultativo e de natureza lúdica, formativa e cultural.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.