A edição 2022 da Feira de São Mateus, em Viseu, registou novo máximo de visitantes, num total de 1 milhão 271 mil e 848 pessoas que passaram pelo certame.
O número foi avançado pela Viseu Marca, empresa que organiza a feira franca de Viseu, ao que não é alheio ter sido esta a mais longa edição de sempre, com 49 dias de Feira de São Mateus, entre 04 de agosto e 21 de setembro.
Segundo a Viseu Marca, foi ainda batido o recorde do número de bilhetes vendidos (mais 40% que em 2019) e que representou um aumento de receita de bilheteira na ordem dos 25%.
O dia com mais visitantes foi o da inauguração do certame, a 04 de agosto, com cerca de 60 mil pessoas.
No balanço da edição, a Viseu Marca avançou ainda que o concerto com Fernando Daniel, no dia 09 de agosto, foi o que teve mais bilhetes vendidos, seguido do brasileiro Kevinho.
Quanto ao polémico concerto com Luccas Neto, o presidente da Viseu Marca, garante que a organização “aprendeu” com o sucedido e em edições futuras “terá que haver uma regulamentação própria” para espetáculos infantis, e que apesar dos apelos feitos pela organização para que os espetadores assistissem sentados ao espetáculo, facilitando a visibilidade por parte das crianças, não poderia obrigar as pessoas a permanecerem sentadas.
Quanto a o sistema de pagamento através de pulseira recarregável com dinheiro, foram este ano vendidas cerca de 25 mil e a Viseu Marca garante que o veio para ficar e será para manter em 2023.
A edição 2022 ficou ainda marcada pelo regresso de vários eventos desportivos ao programa oficial da Feira de São Mateus, e o sucesso dos mesmos leva a organização a considerar que foi “uma aposta ganha”.
Viseu Marca que aponta já um objetivo para curto prazo que certificar a Feira de São Mateus como o primeiro evento sustentável a nível nacional.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm