Foto: JPR

O ex-secretário de Estado da Juventude e do Desporto, o viseense João Paulo Rebelo, deputado eleito pelo PS; foi alvo de buscas domiciliárias por parte da PJ, no âmbito da Operação ‘Arrangements’, onde o Ministério Público o considera elemento central desta investigação.

Fonte da PJ confirmou à Lusa que fez buscas nas casas de João Paulo Rebelo, mas que o viseense não estava, acabando por se apresentar mais tarde nas instalações da Polícia Judiciária.

Em causa podem estar eventuais crimes de participação económica em negócio e de abuso de poderes por titular de cargo político, bem como de usurpação de funções.

O Ministério Público investiga a celebração de um contrato público, por ajuste direto, ao abrigo do Projeto PRID – Programa de Reabilitação de Infraestruturas Desportivas, para aquisição de serviços de engenharia, com pessoa sem habilitação legal para o efeito, e suspeitas de favorecimento de contratação pública em relação a testes de diagnóstico do coronavírus SARS-CoV-2.

Trata-se de um negócio com o laboratório privado ALS Life Sciences, antiga ControlVet, em Tondela, que em 2020 celebrou protocolos com o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e a Cruz Vermelha Portuguesa.

O Ministério Público quer saber se os protocolos foram ou não validados pelas metodologias seguidas pelo Instituto Dr. Ricardo Jorge, que coordenava as ações dos testes de diagnóstico à covid-19.

A ALS foi também alvo de buscas por parte da PJ, confirmadas em comunicado, pela empresa.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.