Foto: IFA

Foi pelos céus de Viseu que o primeiro avião 100% elétrico certificado no mundo, fez o seu voo inaugural.

O Pipistrel Velis Electro é uma aeronave com propulsão exclusivamente elétrica, alimentada por duas baterias, cada uma de 12,5 quilowatts (KW), ou seja, 25 kw no total, e tem uma autonomia de voo até 50 minutos, podendo transportar duas pessoas no cockpit.

O avião pesa cerca de meia tonelada e, segundo os responsáveis pela IFA, “é perfeitamente adequado para as fases iniciais de instrução” com um comportamento e capacidade de voo igual a uma aeronave usada para esse fim, com a vantagem de pesar menos 100 quilos.

Os custos de operação e manutenção deste novo avião 100% elétrico é de cerca de sete a oito euros por hora de voo, bem mais económico que os cerca de 150 euros de um avião com motor de combustão.

Na cerimónia do voo experimental, que decorreu no Aeródromo Municipal de Viseu, o diretor executivo da International Flight Academy (IFA), José Madeira, ressalvou que  avião elétrico “não consegue fazer a amplitude de operação que conseguem os outros aviões, mas para a fase de de instrução] adequa-se perfeitamente”, frisou.

Este primeiro avião elétrico, e os outros que a IFA quer adquirir, é para ficar em Viseu, com o Aeródromo Municipal considerado adequado para operar esta aeronave, numa zona com pouco tráfego, que se adequa a estes voos de instrução.

A IFA tem sede em Cascais, onde se concentram cerca de 200 alunos, e o polo em Viseu, que conta com cerca de 60 alunos de 11 nacionalidades de vários continentes. Desde 2019 formou 40 pilotos.

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