Em Repeses, está este ano de regresso a tradição do Enterro do Entrudo, um ano depois da pandemia ter obrigado ao cancelamento da edição de 2021.

É uma tradição da noite de terça feira de Carnaval, uma das mais antigas, e mais populares da localidade de Repeses, remontando à década de 50 do século passado.

Fecha os festejos de Carnaval que habitualmente decorrem entre o fim-de-semana e terça-feira, e tem como pontos altos a leitura do testamento, com um texto marcadamente satírico e de critica social, e a queima do entrudo, no final do cortejo.

Sendo um evento característico da povoação de Repeses, às portas da cidade de Viseu, começou por ter um conteúdo bairrista, em que o testamento era dirigido às pessoas da localidade mas, com o passar dos anos, e com o cortejo a rumar até ao Rossio, onde tinha o seu epílogo em frente aos Paços do Concelho, acabou por assumir uma abrangência crítica mais global.

Depois de, no ano passado, não se ter realizado devido à pandemia, a organização pretende oferecer na próxima terça-feira, 1 de março, todas as condições de segurança, recomendando o uso de máscaras e distanciamento social durante o desfile.

A participação é gratuita e não requer inscrição prévia, bastando comparecer no local e hora de início do cortejo, com um lençol branco (elemento cénico fulcral e que não deve ser desrespeitado), e máscara de proteção. 

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.