A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão-Lafões, aposta na sensibilização dos mais novos para o problema da Vespa Asiática, ou vespa velutina, responsável pela destruição de colmeias, e que anualmente provoca sérios prejuízos para os apicultores da região.

A deteção atempada de ninhos é considera fundamental e assim a CIM está apostada em sensibilizar centenas de alunos de escolas da região Viseu Dão Lafões sobre a forma como podem ajudar a detetar a presença da espécie.

Através do projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa Velutina”, promovido pela comunidade, arrancou em Mangualde, com ações de sensibilização destinadas a alunos dos 8.º e 9.º anos de escolaridade, e dinamizadas pela Coopbei (Cooperativa Agrícola e Apícula das Beiras).

O objetivo é melhorar o conhecimento da população quanto a comportamentos e procedimentos a adotar quando detetada a presença desta espécie invasora, alargando a aplicação de medidas preventivas que tornem mais eficaz o controlo e minimização dos efeitos nefastos provocados pela vespa.

O projeto prevê que estas ações de sensibilização sejam estendidas a todos os concelhos que integram a CIM Viseu Dão Lafões.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.