Foto: US Dan Gold

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões avançou com a criação do que chama de Manual de Identidade Alimentar, onde são destacados produtos endógenos da roda alimentar da dieta mediterrânica e pode ser usado em instituições públicas, em restaurantes ou mesmo em casa por parte da população.

Segundo a CIM, trata-se de um guia alimentar adaptado à realidade de Portugal, que segue a dieta mediterrânica, e tem por base produtos endógenos dos 14 municípios que integram o território da comunidade Viseu Dão Lafões, tendo sido elaborado por duas nutricionistas.

O manual foi apresentado em Vila Nova de Paiva e será distribuído, de forma gratuita, pelos 14 municípios, em escolas e IPSS e estará disponível para a população em geral.

Para Ana Helena Pinto e Maria Inês Paula, as duas nutricionistas que o elaboraram, o Manual de Identidade Alimentar vai permitir “mais saúde pública, mais coesão social, mais economia circular e mais vinculação cultural”.

O manual foi realizado pela CIM Viseu Dão Lafões em parceria com quatro associações de Desenvolvimento: do Dão (ADD), do Dão, Lafões e Alto Paiva (ADDLAP), Local (ADICES) e Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira (ADRIMAG).

Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.