A Direção Geral da Saúde (DGS) emitiu uma nova norma para os casos de suspeita ou confirmação de Covid-19, entre as quais a recomendação que os testes à infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 deixam de ser recomendados a pessoas sem sintomas de infeção, e os doentes internados com Covid-19 passam a poder receber visitas.

A DGS salienta que a elevada cobertura vacinal e a evolução epidemiológica favorável permitem “progredir para um modelo de resposta focado na prevenção e no tratamento da doença grave, atento ao padrão de circulação e ao aparecimento de novas variantes de SARS-CoV-2”.

A norma reforça que as pessoas com sintomas respiratórios agudos devem adotar as medidas de prevenção e controlo de infeção.

Os testes passam a estar indicados só para casos de pessoas com sintomas de infeção aguda das vias respiratórias.

Nos casos de internamento, as administrações dos hospitais, dos centros hospitalares e das unidades locais de saúde devem permitir visitas aos doentes com Covid-19, e também as grávidas com a doença poderão ter acompanhante durante a gravidez e o parto.

Quanto aos lares de idosos, durante o período da infeção, as visitas aos doentes com Covid-19 devem ser asseguradas, desde que garantido o cumprimento do plano de contingência, incluindo utilização adequada de equipamento de proteção individual, indica a norma da DGS.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm