Portugal regista hoje mais 3.773 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, o número mais elevado em quatro meses, e ainda 17 mortes associadas à covid-19, além de um novo aumento do número de internados em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo dados oficiais da Direção Geral da Saúde.
É o maior número de casos diários desde 28 de julho, quando se verificaram 3.452 casos. Desde sábado que o país está na casa dos dois dígitos em número de mortes — é o segundo dia com mais óbitos da semana, depois das 18 vítimas mortais anunciadas na segunda-feira.
O R(t) aumentou para 1,2 , um valor que não era tão elevado desde 7 de julho, e a incidência ultrapassou a marca dos 240 casos de infeção em duas semanas por 100 mil habitantes. Portugal está assim em risco elevado, com mais internamentos e mais mortes. O país entrou no quadrante mais preocupante da matriz de risco, que havia sido acrescentado na última atualização feita pelas autoridades de saúde portuguesas.
De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado hoje, estão agora internadas 681 pessoas, mais 32 do que na terça-feira, das quais 105 em unidades de cuidados intensivos, mais 12.
Das 17 mortes, sete ocorreram no Centro, seis em Lisboa e Vale do Tejo, duas no Norte e outras duas na Madeira.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.