Imagem: CIM Viseu Dão Lafões

O serviço de transportes a pedido ‘IR e VIR’, já ultrapassou o marco dos 10 mil passageiros.

O projeto, lançado em 01 de outubro de 2021 pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, permite o recurso a serviço de táxis, para assegurar as necessidades de transporte nas localidades dos 14 concelhos da região que não são servidas de forma mais eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros.

Segundo dados da CIM, entre 18 de julho de 2022 e 7 de julho de 2023, São Pedro do Sul foi o município onde mais pessoas recorreram ao serviço, num total de 2.612 passageiros, seguido de Oliveira de Frades, com 2.239, e Castro Daire, com 1.907 passageiros.

Neste período, ainda segundo dados da CIM, foram envolvidos 74 taxistas neste serviço de transporte ‘Ir e Vir’.

Com paragens e horários definidos, a grande diferença para o transporte público regular é que no sistema “IR e VIR” é o utente que aciona o serviço, bastando realizar uma chamada telefónica gratuita para a central de reservas. Deste modo, os táxis só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado. No dia e hora marcada, o utente só precisa de se dirigir ao ponto de paragem, identificado com o nome do serviço de transporte flexível “IR e VIR“, e aguardar pelo táxi.

A primeira fase do “IR e VIR” foi lançada a 1 de outubro de 2021, com o “Serviço Municipal”, que ligou às sedes dos concelhos as localidades sem acesso a transporte público, ou que apenas tinham esse transporte em alguns horários. A segunda fase, mais completa, arrancou a 18 de julho de 2022, com duas novas modalidades de transporte: o “Serviço Intermunicipal”, que liga entre si as sedes dos municípios onde não existam outras ligações públicas; e o “Serviço de Comboio”, que liga todas as localidades às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta. Os serviços “Municipal” e “Intermunicipal” passaram a estar disponíveis em todos os concelhos da CIM, à exceção de Viseu, enquanto o Serviço de Comboio está disponível em todos os municípios, garantindo a cobertura de transporte público de passageiros por via ferroviária em 850 localidades do território.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.