O município de Nelas assinou um protocolo com a Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu (APPDA Viseu), que envolve ainda os Agrupamentos de Escolas de Canas de Senhorim e de Nelas.

Com este protocolo, segundo a autarquia nelense, são estabelecidas relações institucionais que permitem “trabalhar em rede e operacionalizar um conjunto de ações, como a troca de experiências técnicas e metodológicas, sobre a forma como intervir junto de crianças e jovens com Perturbações do Desenvolvimento e Autismo”.

O objetivo passa por lhes “proporcionar sessões terapêuticas, apoio e acompanhamento por técnicos especializados nas valências de Terapia da Fala, Terapia Ocupacional, Terapia Comportamental e Psicologia”.

Nas escolas que são parceiras neste protocolo, serão dinamizadas ações de formação e organizadas ações de esclarecimento, sensibilização e capacitação para familiares, técnicos e profissionais.

Durante a sessão de assinatura do protocolo, o autarca de Nelas, Joaquim Amaral, lembrou o investimento que o Município está a fazer em equipamentos para a Sala de Apoio ao Ensino Estruturado do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e a criação de uma Sala de Aprendizagem Sensorial no Agrupamento de Nelas, para estes alunos, e que deverão em breve estar operacionais.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm