Em Penalva do Castelo, a Associação ‘A Eira’ aposta este verão na promoção de uma agenda cultural com o objetivo de “combater o isolamento das populações das aldeias”, apostando em eventos que promovam “encontros e diálogos entre as pessoas”.

Carlos Rodrigues, presidente da associação, lembra que a ‘A Eira’ nasceu em Lusinde, aldeia que dá nome a uma das freguesias de Penalva do Castelo, que como outras aldeias do interior, “tem uma população muito idosa”.

A associação apareceu em 2020 com o objetivo de combater o despovoamento e abandono das terras, através da promoção de iniciativas culturais.

Depois de no ano passado ter já promovido alguns serões culturais, com música e sessões de cinema ao ar livre, este ano o plano é mais ambicioso e ‘Verão na Eira’ incluirá ‘workshops’ de teatro sensorial, jogos tradicionais e conversas com os habitantes, onde os temas serão em torno da interioridade e do mundo rural.

Estes eventos culturais acontecerão, principalmente, ao fim de semana, durante os meses de julho, agosto e setembro, e a exceção serão os documentários, exibidos durante a semana na biblioteca municipal de Penalva do Castelo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.