Foto: Fizkes / Shutterstock

Vivemos num mundo cada vez mais especializado e mais exigente ao nível tecnológico.

Escolher enveredar por uma determinada área profissional é sempre uma escolha difícil de tomar.

Essa escolha é sempre tão mais complicada quanto menor for a informação que tivermos acerca do mercado de trabalho, das suas dinâmicas ou das profissões mais procuradas.

Esta pode ser uma opção de carácter vocacional ou simplesmente estratégica.

No primeiro caso devemos deixar a nossa vontade intrínseca decidir que rumo tomar.

No segundo, precisamos adotar uma atitude mais consciente e informada. Isto porque o mercado de trabalho não é uma realidade estanque. Está constantemente sob influência de novas tendências e do surgimento de novos conceitos e ideias de negócio.

Esta escolha pode tornar-se uma decisão ainda mais difícil de tomar, se resultar numa mudança de área profissional.

Os desafios de mudar de área profissional

Não é fácil mudar, principalmente se já tivermos uma posição estável num determinado trabalho. Há sempre um fator de esforço e incerteza a ter em causa.

O sucesso dessa mudança dependerá de vários fatores como, por exemplo, a idade e o contexto familiar que a pessoa tem no momento da sua decisão, se essa decisão representa ou não uma melhoria, das condições de vida e dos recursos (financeiros e outros) de que a pessoa dispõe para levar a cabo essa mudança.

Muitas pessoas, convictas dos seus objetivos e que querem de facto mudar de área profissional, acabam por se ter de desdobrar em horários pós-laborais e de trabalho, entre trabalho e família.

Para as pessoas que procuram uma mudança para uma área profissional que lhes dê garantias de futuro, desenvolvimento profissional e estabilidade, a área das tecnologias é claramente uma área a ter em conta.

E neste contexto, mais propriamente as tecnologias da informação, já que são as que têm as maiores margens de progresso e os maiores índices de crescimento.

Formação intensiva com alta taxa de sucesso em colocação profissional

Também é na área das tecnologias em que podemos encontrar ofertas formativas intensivas que, em pouco tempo, preparam os formandos para o mercado de trabalho, nas mais diversas áreas.

É exemplo de uma dessas ofertas formativas, a Wild Code School, uma escola tecnológica líder na Europa, que oferece formação em mais de 20 campus de forma presencial, remota ou híbrida, com cursos de 3 meses em full time a 5 meses em pós-laboral.

Com uma taxa de sucesso na colocação profissional de 90% em Portugal, o objetivo da escola é formar os alunos no sentido de os ajudar a encontrar a melhor oportunidade no mercado de trabalho nas áreas das tecnologias.

Quer opte por um curso de Data Analyst ou um curso de Web Developer, saiba que a taxa de sucesso na certificação ronda os 94%, número revelador de que qualquer pessoa disposta a aprender, a tem a possibilidade de seguir uma carreira em tech.

Pode ser uma boa opção para quem, por um lado, não quer investir muito tempo em formação e, por outro, se quer preparar convenientemente para o desempenho de uma função especializada, nesta área.

Para conseguir ter uma carreira em tecnologias da informação, é necessário encontrar as melhores oportunidades no mercado. Um mercado valorizado requer profissionais especializados para as suas variadas áreas.

Vantagens de ingressar na área das tecnologias

Nos dias de hoje, existem inúmeras opções profissionais na área das tecnologias, como marketing ou design.

No entanto, quando falamos em tecnologias, referimo-nos maioritariamente a atividades relacionadas com software, hardware e dados.

São várias as vantagens de optar por uma carreira na área das tecnologias.

Salários Atrativos

O salário, quer queiramos quer não, é sempre uma das principais condicionantes na escolha de uma profissão. É o elemento que, de uma certa forma, nos dá alguma garantia de estabilidade e de conseguirmos atingir outros objetivos pessoais, tão importantes como os profissionais.

Entre os anos de 2021 e 2022, os salários pagos a profissionais no setor das tecnologias, em Portugal, cresceram 36,5%.

Constitui o maior aumento quando comparado com todos os outros setores de atividade.

Este é, de facto, um setor que contraria todas as tendências depressivas e de crise económica dos últimos tempos.

Trabalho Remoto

A constante necessidade de profissionais na área das tecnologias, faz deste um setor blindado a qualquer período de recessão.

Mesmo durante a pandemia de Covid-19, este setor manteve-se intocável, já que se adapta facilmente ao trabalho remoto.

Outra das vantagens de enveredar por esta carreira é o facto de não ser necessário investir tempo e dinheiro numa formação superior.

Como já vimos, uma especialização técnica nesta área permite-nos poupar tempo e dinheiro no processo de formação.

Valorização Profissional

Uma outra vantagem tem a ver com a questão da realização pessoal.

Nesta área, os profissionais sentem-se mais valorizados enquanto trabalhadores, capazes de causar impacto na sociedade através do seu trabalho e ter maiores oportunidades de evoluir na sua carreira.

Muitos destes profissionais afirmam trabalhar em empresas onde é valorizado o lado humano, onde as suas opiniões são ouvidas e o seu esforço compensado.

É comum os profissionais desta área estarem motivados e em sintonia com os objetivos e os valores da empresa.

(Artigo ‘LifeStyle’ – UNIK)