Foto: CCL

Os vinhos da região demarcada do Dão continuam a vender cada vez mais para fora de Portugal e em 2022 o aumento do volume de vendas foi de 18,2%.

Os números foram confirmados pelo presidente da Comissão Vitivinícola Regional (CVR) do Dão, Arlindo Cunha, que não escondeu “orgulho” e “satisfação” pelos resultados da faturação durante o ano passado, que confirmaram a expansão dos vinhos do Dão no mercado de exportação, onde registaram um crescimento bem acima da média nacional que foi de 1,52%.

Os dados são do Instituto Nacional de Estatística relativos ao mercado externo, e na região demarcada do Dão, entre janeiro e dezembro de 2022, foram exportados 80 países e apresentaram um crescimento global de 1,3% em volume, 18,2% em valor e de 16,6% no preço médio litro.

Segundo a CVR, no último ano, os vinhos do Dão faturaram mais de 24,5 milhões de euros com as vendas para o estrangeiro, tendo como principais mercados de destino o Canadá, a Alemanha, os Estados Unidos da América, a Bélgica e o Brasil.

No Reino Unido e em Espanha, subiram, respetivamente, 133% e 27% em volume de negócios.

Já na zona Euro o crescimento médio foi de 5% em volume de vendas e de 8,7% no preço médio por litro de vinho do Dão.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.