Foto: ED

O Município de Viseu vai assinalar os 50 Anos do 25 de abril de 1974, o Dia da Liberdade, com um programa de atividades para toda a comunidade.

Destaque para um concerto com Os Quatro e Meia, que irá decorrer no Campo de Viriato, em frente ao Mutiusos, no dia 24 de abril, e para uma atuação da Orquestra Juvenil de Viseu, no Auditório da Aula Magna do IPV pelas 17:30 do dia 25 de Abril.

Espetáculos de entrada livre mas que no caso da atuação da Orquestra obriga ao levantamento de bilhete, respeitando a lotação da sala.

Os 50 Anos do Dia da Liberdade serão ainda assinalados pelo Município e pela Assembleia Municipal de Viseu, com uma promovem uma programação abrangente e um cartaz que inclui espetáculos, exposições e outras iniciativas que não serão concentradas em Viseu mas que irão decorrer em vários locais do concelho, e que pretendem envolver a população nas celebrações previstas.

Haverá ainda os habituais atos oficiais, e solenes, que terão início pelas 9:30, com o reconhecimento dos Órgãos Municipais ao papel do Regimento de Infantaria nº 14 de Viseu no 25 de Abril, no próprio Regimento.

Segue-se, pelas 10:15, a habitual homenagem aos Capitães de Abril, que decorrerá na avenida com o mesmo nome, e pela Sessão Solene da Assembleia Municipal de Viseu, que irá decorrer no Teatro Viriato, pelas 11:00. Participará nesta sessão, como convidado-conferencista, o Tenente-General António Luís Ferreira Amaral, com uma comunicação sobre o tema “Meio Século de Encruzilhadas”.

No assinalar dos 50 anos da Liberdade, um conjunto de exposições vão passar pela Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva e pelos Museus Municipais, desafiando a uma viagem no tempo e a conhecer, em pormenor, acontecimentos, figuras e histórias do período do Estado Novo.

Na Casa da Ribeira, está patente a exposição “Mulheres antes de Abril”, inaugurada no Dia Internacional da Mulher, que homenageia e reflete sobre o papel das mulheres na sociedade, tanto antes como depois do 25 de Abril de 1974, enquanto no Museu Almeida Moreira poderá ser vista uma mostra com trabalhos do fotógrafo portuense Sérgio Valente, “Um fotógrafo da Revolução”, inaugurada no dia 30 de abril.

Referência ainda para o dia 20 de abril, no espaço do Museu Keil Amaral onde irá decorrer a conversa “Geração de Abril”, com Francisco Pires Keil do Amaral e Lira Keil do Amaral.

Na programação apresentada pelo Município de Viseu há ainda oficinas criativas para crianças e jovens e para as famílias, e o espetáculo “Natália(s)”, uma peça inspirada na vida e obra de Natália Correia, que poderá ser visto pelas 21:00 dos dias 24 e 26 de abril, na Escola Secundária Alves Martins.

Em ano de Viseu – Cidade Europeia do Desporto, o 25 de Abril vai ser assinalado com uma prova de duatlo, organizada pela Associação “Os Infantes de Viseu”, com início pelas 10:00 do dia 25 de abril.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.